Mauá realiza caminhada para incentivar a doação de sangue

Por Portal Opinião Pública 15/06/2023 - 09:13 hs
Foto: Jornal Opinião Pública
Mauá realiza caminhada para incentivar a doação de sangue
Voluntários enfrentaram tempo frio e garoa fina na manhã desta quarta-feira (14) para contribuir

O Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta quarta-feira (14), foi marcado em Mauá pela realização da “Caminhada pela Vida”, ação promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de Saúde, para incentivar o gesto solidário de doação. O evento foi organizado pelos profissionais da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Magini e tem como objetivo ajudar a manter abastecido o estoque na região.

O ponto de partida da caminhada, que tinha como destino final o Posto de Coleta de Sangue, localizado no prédio do CRSMCA (Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente), na Rua Luís Lacava, 229, Vila Bocaina, foi a sede da própria UBS. Dezenas de pessoas enfrentaram o frio e a garoa fina que caía por volta das 8h para contribuir com a causa.

Durante a caminhada, agentes do trânsito acompanharam os voluntários – parte deles vestindo roupas com as cores branco ou vermelho -, que percorreram algumas das vias da região central, para garantir a segurança ao longo do trajeto. Ao final da caminhada, os participantes da ação, incluindo trabalhadores da unidade e público em geral, fizeram sua doação de sangue.

A atividade faz parte das celebrações do “Junho Vermelho”, mês de conscientização sobre a doação de sangue. Além da caminhada desta quarta-feira, vários comerciantes da cidade estão oferecendo, entre os dias 18 e 25 de junho, descontos para quem apresentar comprovante de que doou sangue nesta quarta-feira, como forma de contribuir com a causa.

O Posto de Coleta de Sangue funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h30. O serviço pode ser agendado pelo aplicativo Colsan, baixado na Google Play Store ou Apple Play Store. Há ainda a opção por ordem de chegada no local.

Inaugurada em março deste ano, a unidade é fruto de uma parceria entre a administração municipal e a Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) para atender uma antiga demanda dos mauaenses, que antes precisavam se deslocar para outros municípios a fim de doar sangue. O posto conta com sala de coleta com seis cadeiras, recepção, sala de repouso, lanche, pré-triagem e duas salas de triagem. Cerca de R$ 430 mil foram investidos no local, segundo a gestão municipal, para adequação do espaço, que espera atender uma média de 1,3 mil doadores mensalmente.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (a primeira coleta antes dos 60 anos), pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde e vir alimentado, porém evitado refeições gordurosas três horas antes.

No local é necessário apresentar documento oficial e original de identidade com foto contendo CPF e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional ou de habilitação). Menores de 18 anos, acompanhados de adulto, deverão levar o Termo de Autorização de doação preenchido, com firma reconhecida em cartório e RG (original e cópia) de ambos. Outras informações podem ser obtidas no link: https://colsan.org.br/site/doador/requisitos-para-doacao/

A Colsan 

Criada em 1959, a Colsan trabalha junto a prefeituras para atender as demandas dos hospitais públicos, que atendem o SUS (Sistema Único de Saúde), e filantrópicos. A associação conta hoje com 11 postos de coleta em diversas regiões do estado, além de gerenciar 56 agências transfusionais, uma delas em Mauá, localizada no Hospital Nardini, fornecendo aproximadamente 21.500 hemocomponentes/mês para cerca de 100 hospitais clientes e coleta mensalmente em torno de 13.500 bolsas de sangue.